terça-feira, 15 de janeiro de 2013

OS BENEFÍCIOS DO MEL

Pode parecer mentira, mas eu não sabia o quanto o mel é importante para a nossa saúde e além disso o quanto faz bem se usado como aliado em truques de beleza. Outro dia eu estava assistindo o Super Bonita (no GNT) e me deparei com um programa inteirinho dedicado especialmente a falar dos benefícios dele em nossas vidas. Depois de ouvir maravilhas sobre ele, não pensei duas vezes e comecei a pesquisar um pouquinho pra poder dividir com vocês, então vamos lá!


PARA A SAÚDE

Natural e completo, o mel é riquíssimo em elementos nutritivos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, ele tem mais de 70 substâncias essenciais ao organismo. Contém água, frutose, sacarose, glicose (carboidratos), potássio, ferro, sódio, enxofre, cobre, fósforo, zinco, selênio, cloro, cálcio, magnésio, vitaminas do complexo B, vitaminas A, E, C e alguns tipos de aminoácidos (proteínas).
Com exceção de diabéticos, crianças até 1 ano de idade e gestantes e lactantes (que devem ingerir somente sob prescrição médica), o mel deveria ser inserido na dieta de todas as pessoas pois além de ser um excelente adoçante natural, o mel pode ajudar a tratar de doenças como gripe, asma, amigdalite, bronquite, problemas de circulação e dos músculos, protege de infartos e reduz o colesterol, previne a anemia, acalma e combate a insônia, cura feridas e queimaduras.
Substituir o açúcar pelo mel é uma escolha saudável e mais saborosa. Uma colher (chá) de açúcar fornece cerca de 40 calorias, enquanto a mesma medida de mel contém 25 calorias. O ideal é consumir diariamente até duas colheres (sopa) para aproveitar todos os benefícios do mel para a saúde. Mas como? Ele pode ser usado na combinação com frutas, leite, iogurte, pães e biscoitos, cereais e até bebidas, como sucos e cafés. 



PARA A BELEZA


O uso do mel a favor da beleza já é antigo. Reza a lenda que a rainha Cleópatra, do Egito, usava uma mistura de lápis lazúli, malaquita, ocre e mel para pintar as pálpebras. Os mesmos egípcios ferviam o néctar numa mistura de incenso, mirra e casca de canela para perfumar as roupas e deixar o hálito fresco. Do Egito e Roma antiga até os dias atuais, o ingrediente se mantém entre os preferidos da indústria cosmética.
Como são antioxidantes, essas vitaminas previnem o envelhecimento precoce da pele, assim como manchas, rugas e flacidez. Um de seus açúcares predominantes, ele capta a água e se mantém ligado a ela, evitando a desidratação da pele.
Todas essas qualidades, somadas à importante capacidade de auxiliar na regeneração dos tecidos, acabam fazendo com que a iguaria seja ingrediente usual em várias fórmulas de produtos cosméticos. De cremes contra o envelhecimento a xampus anti-queda, passando por máscaras de cabelo fortalecedoras e hidratantes para peles ressecadas, existem várias alternativas no mercado com o mel no papel principal. Isso sem falar que o alimento também pode ser usado em fórmulas caseiras, para aquelas que não dispensam uma boa dica do tempo da vovó!

Ficou curiosa? Selecionei algumas receitinhas infalíveis e super fáceis de fazer em casa para ficar linda da cabeça aos pés, literalmente.



CABELO


- Mel e iogurte

Rico em proteína, o iogurte reconstrói os fios, devolvendo brilho e força. Faça uma máscara misturando 1 copo (200ml) de iogurte e 2 colheres (sopa) de mel. Passe no comprimento dos cabelos e deixe agir entre 15 e 30 minutos. Enxágue em seguida. Repita a aplicação a cada 15 dias.

- Mel, azeite e amêndoas

Ideal para cabelos que necessitam de maciez e brilho, o mel também regenera, hidrata e tonifica os fios. Misture em banho-maria 2 colheres (sopa) de óleo de amêndoas doces e 1 colher (sopa) de azeite de oliva. Retire do fogo e adicione 2 colheres (sopa) de mel. Passe nos cabelos e cubra com uma toalha aquecida. Enxágue bem e lave normalmente com xampu e condicionador. Use a mistura 20 minutos antes de lavar os cabelos.

- Mel e água

Basta misturar 3 colheres de sopa de mel em um copo de água mineral sem gás. Depois passe a mistura no cabelo limpo e seco, desde o couro cabeludo até o comprimento e faça uma massagem suave nos fios. Deixe agir por 10 minutos depois enxágue com bastante água e aplique um pouco de condicionador e enxágue novamente.

- Mel e babosa

Ferva um pouco de água, desligue e coloque duas folhas de babosa cortadas. Misture a infusão com 2 colheres de sopa de mel, deixe esfriar e passe nos cabelos. Aguarde 20 minutos. Seu cabelo ficará mais macio e sedoso.

- Mel, banana e iogurte

Com um garfo, amasse 2 bananas maduras e adicione 2 colheres de sopa de mel, e 1 copo de iogurte natural. Misture bem até formar um creme. Passe a mistura do comprimento para as pontas e massageie repetidas vezes para que o creme se fixe nos fios. Deixe agir por cerca de 30 minutos. Coloque uma touca ou faça uma touca de papel alumínio. Lave o cabelo normalmente depois.
                                           


 PELE

- Mel e fubá (esfoliante e desintoxicante)

Em uma vasilha pequena, junte um fio de mel a uma colher de sopa de fubá até formar uma mistura homogênea, uma espécie de pasta cremosa e consistente. Ao aplicar a máscara na face, sempre utilize movimentos leves e circulares. Jamais esfregue com força, pois tal atitude pode machucar a pele. Deixe o produto agir por 15 minutos e, em seguida, lave com água corrente (de preferência fria).
Este processo pode ser repetido a cada 15 dias, e ao término das aplicações, é aconselhável utilizar protetor solar (caso o processo seja feito durante o dia) ou hidrante (se for realizado durante a noite). 

- Mel, abacate e linha (hidratante, calmante e anti-inflamatória)

Bata no liquidificador 1/4 de um abacate, 1 colher de sopa de semente de linhaça, e 1 colher de sopa de mel. Depois de pronto, aplicar na pele por 20 minutos, retirar com água fria ou morna.

- Mel, mamão e aveia (hidratante e antiaging, indicado para combater sinais da idade)

Amasse bem 1/2 mamão papaya, depois junte 1 colher de aveia em flocos e 1 colher de mel. Depois de pronto aplicar na pele por 20 minutos, retirar com água morna.


...E para conservar o mel?

- Não coloque colheres úmidas ou sujas no pote. Mantenha-o fechado, sem luz ou calor.

- Todo mel puro cristaliza. Quando acontecer, deixe o pote em banho-maria em água morna. Demora um pouco mas não há perda de propriedades.

- Se bem conservado, o mel pode durar até três anos. Mas quanto mais fresco, melhor.



Então gatas garotas, tão surpresas quando eu com esse monte de informações valiosas? Ou tem alguém aí que já sabia desses segredos e estava escondendo o jogo? Quem tiver alguma outra receitinha infalível, divide com a gente?

E agora me deem licença, vou ali comprar todo o mel que encontrar e já volto! rsrs 

BITOCAS

(Fontes inspiradoras: M de Mulher, Papo Femino, Cabelo e Maquiagem, Casa.Abril, Corpo a Corpo, Dicas de Mulher)

Nenhum comentário: