quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A BUSCA PELO TAPETE IDEAL

No último fim de semana eu e o noivo estávamos lá no apê em mais uma etapa (quase final) da pintura das paredes e em meio a tintas e pincéis comecei a refletir sobre a escolha do tapete para a minha sala de estar. Pois bem, eu já sabia que esse é o último item a ser escolhido e vai ser uma das últimas que vou comprar, mas comecei a imaginar a "peça ideal" para a minha salinha e resolvi pesquisar algumas dicas pra me ajudar. Se você também está no mesmo dilema, confere comigo!



Tapetes podem conferir charme e aconchego aos ambientes, porém uma escolha errada pode comprometer o resultado final da decoração em que você trabalhou tanto. Sendo assim, as principais dicas para uma boa escolha, são:

- Como já mencionei anteriormente, deixe o tapete como o último detalhe a ser escolhido. Assim, é possível analisar bem o projeto e não cometer excessos. Por exemplo, se o sofá for colorido ou estampado, prefira peças neutras e lisas, e vice-versa; Mas, caso a ideia seja valorizar um tapete que tenha algum valor sentimental ou que quase uma "obra de arte", o projeto pode começar a partir dele;

- O item é bem-vindo em quase todos os ambientes: sala de estar, sala de home theater, quarto, banheiro. Porém, evite colocá-lo na sala de jantar, porque alimentos podem cair e a peça enroscar nos pés das cadeiras;

- Se você pretende colocar mais de um tapete no mesmo ambiente deve ficar atento. Caso uma das opções seja estampada, invista em outras mais discretas;

- As peças devem seguir a mesma gama de tons do restante da decoração;

- Tapetes peludos são apostas aconchegantes para sala de estar ou de home theater. Já as opções de fibras sintéticas são as mais resistentes e também indicados para pessoas alérgicas.

- A solução para casas com crianças e animais de estimação é tapete escuro, que disfarça melhor possíveis sujeiras. Nesse caso, a decoração do resto do ambiente deve priorizar tons claros, evitando o ar pesado e aspecto de que o espaço é menor;

- Idosos pedem cuidados extras com tapetes. Para que não tropecem e caiam, cole fitas adesivas antiderrapantes embaixo deles. Essa alternativa ainda mantém as peças sempre alinhadas;

- Banheiros também devem contar com tapetes emborrachados ou de tecido com fita antiderrapante embaixo;

- O tapete deve ficar com as pontas embaixo do sofá. Caso contrário, dá a impressão que optou por um de tamanho inadequado. Deixe uma parte do piso à mostra, como uma moldura.

- Peças quadradas ou redondas são mais caras, prefira as retangulares. As lojas de departamentos têm boas ofertas de tapetes por preços menores que os das lojas especializadas.

SALA GRANDE E ACONCHEGANTE

Tapetes orientais caem superbem em ambientes espaçosos e estão na moda. Uma sala grande mede uns 7 x 5 m. Escolha um modelo medindo 3 x 2 m. Alinhe o lado maior do tapete com o sofá de três lugares. O tapete entrando debaixo do sofá deixa a sala grande mais aconchegante. Mas fique esperta: os pezinhos de trás do sofá não ficam em cima do tapete pra não diminuir o tamanho do ambiente. Cuidado ao comprar modelos de cores únicas e vibrantes, como amarelo: a moda passa e o tapete fica e é difícil combinar com outros ambientes depois. Aposte em tapetes orientais: “São peças curingas que ficam bem com quase tudo”.

SALA PEQUENA E ESPAÇOSA

Tapetes lisos e com franjinhas combinam com espaços menores. Uma sala pequena tem mais ou menos 3,5 x 2,5 m. Opte por um modelo com 2 x 1,5 m.
Na hora de mobiliar sua sala pequena, não encoste o tapete no sofá pra dar a impressão de um ambiente maior. Deixe uns 5 cm de distância entre os dois. Dá pra dar uma disfarçada nesse pequeno espaço usando um tapete de franjinha. Tapetes sem estampas são uma boa pedida pra não deixar a sala muito carregada. Se o modelo é liso e o sofá tem cor neutra, pode abusar nas almofadas.

Busquei algumas inspirações, olha só:







Bom, como já disse aqui minha sala é bem pequena então preciso optar por cores claras. Além de eu gostar mais, elas ampliam o ambiente e transmitem tranquilidade. O tapete escolhido certamente vai ficar entre os tons de bege, mais ou menos como o da imagem acima. Aliás, a posição dessa sala é exatamente igual a minha, o sofá, o home e a janela ficam nos mesmos lugares :)

Então é isso amores, espero que com todas essas dicas eu tenha ajudado quem está no mesmo dilema que o meu.

MUACH =*

(Fontes inspiradoras: Site M de Mulher e Site Terra)

Nenhum comentário: