sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Outubro Rosa

Outubro já está no finalzinho e eu não consegui postar nada sobre a campanha, este mês foi uma loucura pra mim. Mas, acho que como blogueira e formadora de opinião, que escreve para mulheres de todas as idades, eu tenho não só o direito mas a obrigação de falar um pouco sobre esse assunto que atinge tantas mulheres. Encontrei uma matéria no Site Dicas de Mulher e vou transmiti-la na íntegra pra vocês, por que achei todas as informações dignas de serem compartilhadas!


"Outubro é o mês internacionalmente conhecido como Outubro Rosa. O nome remete à cor do laço que simboliza mundialmente a conscientização da população contra o câncer de mama.
A campanha visa alertar a população sobre os riscos e a necessidade do diagnóstico precoce deste tipo de câncer – que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele. Um fator que ajudar a piorar este quadro é a desinformação a respeito da doença.
Alguns dos questionamentos que as mulheres têm a respeito das causas do câncer de mama não passam de mitos. Por isso, esclarecer todas as dúvidas é um dos caminhos para colaborar com o diagnóstico precoce e o tratamento da doença.
Os tumores malignos, como o câncer de mama, crescem rapidamente, sem dor e quase não apresentam sintomas em sua fase inicial.
Portanto, o diagnóstico precoce é a grande arma que as mulheres têm nas mãos. Ou seja, quanto antes for descoberto, mais fácil e rápido o câncer de mama pode ser curado.

Conheça agora os principais mitos e verdades sobre as causas do câncer de mama:

MITOS

Boa parte das informações sobre o câncer de mama que circulam por aí não correspondem à realidade e não têm fundamentação científica. As crenças mais comuns sobre o câncer de mama são as seguintes:

- O estresse é um dos causadores da doença;
- Quem não tem histórico familiar está livre da doença;
- O implante de próteses de silicone aumenta as chances do câncer aparecer;
- O aborto, ainda que espontâneo, eleva o risco de ter câncer de mama;
- Ingerir alimentos com agrotóxicos causa câncer de mama;
- Os desodorantes antitranspirantes provocam câncer;
- Não se deve usar sutiã com aro metálico no bojo para evitar o câncer nos seios;

VERDADES

É importante lembrar que as visitas ao ginecologista são extremamente importantes para prevenir o câncer de mama e que ao notar nódulos ou qualquer outra alteração nas mamas, a mulher deve procurar imediatamente o médico. Também é preciso ficar atenta aos fatores de risco do surgimento doença:

- Casos de câncer de mama na família, principalmente se o parentesco for de primeiro grau (mãe, irmã), colocam a mulher no grupo de risco;
- O câncer de mama está associado à idade, ou seja, quanto maior a idade, maior a chance de desenvolver a doença;
- A mamografia é a principal forma de diagnóstico precoce da doença e deve ser feita anualmente para detectar tumores;
- Quem menstrua muito cedo ou tem menopausa tardia (após os 50 anos) tem maior probabilidade de desenvolver câncer nas mamas;
- Gestações após os 30 anos e não ter tido filhos também ampliam os riscos;
- O excesso de peso deixa a mulher mais suscetível à doença;
- A falta de vitamina D no organismo pode aumentar as chances do surgimento do câncer de mama;
- A ingestão regular de álcool e o vício do cigarro tornam maiores as chances de ter a doença.

COMO PREVENIR

Entre as alterações na rotina, uma das mais importantes é se movimentar. Fazer exercícios físicos é extremamente importante Se achar que não tem fôlego para encarar a academia, faça uma caminhada. Pelo menos trinta minutos, cinco dias por semana são suficientes.

Evite o ganho de peso, principalmente se já tiver passado pela menopausa. Tente manter um IMC inferior a 25 e tenha uma dieta balanceada. Para ajudar neste controle, coma muitas frutas e vegetais, deixe de lado os carboidratos, alimentos gordurosos e com muito açúcar. Alimente-se de proteínas, encontradas em carnes magras como peito de frango ou peixe, coma mais grãos integrais, prefira óleos vegetais.

O vício do cigarro e o consumo frequente de álcool aumentam o risco de câncer de mama. Modere a ingestão de bebidas e, se necessário, busque ajuda para largar o fumo.

Outra forma de prevenção do câncer de mama é amamentar por pelo menos seis meses. Especialistas dizem que as mamães que seguem esta orientação conseguem reduzir os riscos de desenvolver a doença.

A terapia de reposição hormonal aumenta o risco de câncer de mama. Quem precisa tomar hormônios que contêm progesterona para controlar os sintomas da menopausa deve limitar o uso por até três anos.

Como orientação geral para prevenir o câncer de mama toda mulher após os 20 anos, mesmo que tenha hábitos saudáveis, deve se submeter à mamografia e fazer mensalmente o auto-exame."


Quem já teve a doença, ou alguém na família com ela, sabe como é triste e desgastante, mas se descoberta no começo as chances de cura são muito grandes e após o tratamento, graças a Deus a vida continua.
Por isso meus amores, nem só de Glamour vive uma mulher, então além de cuidar da beleza, devemos em primeiro lugar estar com a saúde em dia ok?
Pra fechar com chave de ouro o mês de conscientização, vou propor pra todas vocês usarem um esmalte rosa nesse fim de semana, que tal? É uma forma de expressarmos que estamos na luta a favor de mulheres mais saudáveis e consequentemente mais felizes e lindas.



Beijocas meus amores e um abençoado fim de semana pra vocês!

Nenhum comentário: