sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Cupcakes, a origem.

Você já deve ter ouvido falar do Cupcake, um bolinho pequeno e decorado com glacê e outras coisinhas, não? Criou-se toda uma cultura em sua volta, importada dos norte-americanos. Os cupcakes tornaram-se símbolos de comidinhas fofas, gostosas, infantis, divertidas. E eles não ficam só nas forminhas, o bolinho já é visto em colares, camisetas, brincos e em uma série de outros produtos. 
Mas você sabia que esse bolinho tem mais de 200 anos de idade? 
Ao contrário do que muita gente pensa, o cupcake não surgiu nos Estados Unidos e sim no Reino Unido, em 1796. Do inglês “bolo de xícara”, a receita original continha leveduras de cerveja, água de rosas, noz, canela e frutas secas.
O termo “cupcake” só apareceu em 1828, no livro Seventy-Five Receipts for Pastry, Cakes, and Sweetmeats, deEliza Leslie. O nome ainda tem duplo sentido, já que a medida da receita era em “cups” (xícaras) e também assada nelas. Esse tipo de bolinho leve obteve muito sucesso por ser fácil de preparar e por ficar pronto rapidamente.

Originalmente os sabores eram mais simples, voltados para as crianças (o que explica porquê o cupcake tem toda essa aura infantil). Hoje ele já é encontrado em diversos sabores, massas, recheios e formatos. Já existem diversas lojas especialmente montadas para vender cupcakes.

Olha só cada coisa mais linda!










RECEITA: CUPCAKE DE PAÇOCA
(rende de 12 a 15 cupcakes)


Massa:
- 1 xícara de açúcar
- 2 ovos grandes
- 3/4 de xícara de leite integral
- 1/2 xícara de óleo
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 1 1/2 xícara de farinha de trigo
- 3 paçocas (54g no total), tipo rolha, esmigalhadas
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Recheio e Cobertura:
- Doce-de-leite
- Paçocas

Pré-aqueça o forno em 180°C e já disponhas as forminhas de papel sobre a forma de alumínio.
Bata na batedeira os ovos e o açúcar até obter um creme fofo e branco. Em seguida, junte o leite, o óleo e a essência de baunilha. Coloque em outra tigela a farinha, o fermento, o bicarbonato e as paçocas esmigalhadase misture bem. Acrescente esta mistura seca ao creme já batido e bata por mais 3 minutos, até que a massa fique bem homogênea. Despeje a massa nas forminhas até completar 2/3 e leve ao forno por cerca de 20 minutos, assando por completo. Tire do forno e deixe esfriar. 
Para a cobertura de doce de leita, use um bico de confeiteiro tipo pitanga, e finalize com um pedaço de paçoca.

Quem aí também ficou com água na boca? Bora fazer uns cupcakes para o fim de semana? Depois me contem como ficou...

Bisou Bisou

(fonte inspiradora: Site Mobly Design)

Nenhum comentário: