terça-feira, 10 de dezembro de 2013

OS FALSOS AMIGOS DA DIETA

Sim minha gente, vocês não leram errado... Não que a gente ame de paixão a Dona Dieta, mas até a pobre coitada tem amigos falsos! Triste realidade... 
Sabe aqueles amigos que fingem te fazer o bem, que fazem de tudo pra te agradar e você achar que eles são o máximo, coisa e tal... Pois é, é deles que estamos falando! São inseridos como quem não quer nada em nosso cardápio, nós achamos que estamos arrasando na vida saudável e quando subimos na balança, nada de resultado. Os falsos te seduziram, te enganaram e fizeram todo o seu esforço ir por água, ou melhor, por balança abaixo! rsrsrs
Brincadeiras a parte meninas, vocês já devem ter percebido que agora é a época oficial do "Projeto Verão". A mulherada começa a correr atrás do prejuízo que os chocolates quentes, sopas e vinhos do inverno causaram, pra entrar naquele shortinho e estar com tudo em dia quando vestir o biquíni. E é nessa época que a gente começa a procurar por dietas (mirabolantes ou não), alimentos lights, integrais e que ajudem a perder peso. Só que muitas vezes, por falta de informação, acabamos escolhendo os alimentos errados para o nosso cardápio, que fica pobre em nutrientes e quando a intenção é emagrecimento, o resultado acaba não saindo como o esperado.

Pois bem, pensando nisso resolvi listar aqui alguns dos "falsos amigos da dieta". Não que esses alimentos sejam prejudiciais a saúde, ou que vão fazer você engordar. Longe de mim querer bancar a nutricionista. Os itens listados abaixo são apenas de alimentos que não contribuem taaaanto assim para o emagrecimento. Mas pode sim ser consumidos. Vai de você escolher o que vai fazer com a informação ok? :) Por que aprender, nunca é de mais...

Vem conferir..

1 - GRANOLA



A granola é um mix de cereais que ficou bem conhecido depois da moda do açaí. O problema é que muitas vezes ela vem com adição de açúcares, gorduras, mel ou até óleo, o que pode aumentar consideravelmente o valor calórico por porção. Além disso, muitos cereais podem ser mais eficientes como fontes de fibras e de outros nutrientes como ômega 3. Fique sempre ligada na composição da granola e sua tabela nutricional. Normalmente as versões light são as melhores escolhas.

2 - GELATINA



A maioria das pessoas pensa (inclusive eu!) que a gelatina é ótima pra dieta por conter colágeno. Mas, na verdade, a quantidade encontrada nela é tão pequena que chega a ser insignificante, não valendo a pena deste modo, seu consumo frequente devido à quantidade de corantes e aromatizantes artificiais presentes em sua composição. 
Obviamente ela ainda é uma ótima opção de sobremesa pra quando bater aquela vontade de um doce. Mas como fonte de colágeno, o salmão, atum e os ovos, por exemplo, são uma melhor pedida, pois fornecem os aminoácidos necessários pra que o corpo produza esta proteína – com exceção das gelatinas especiais com adição de colágeno. Uma alternativa melhor é escolher a gelatina sem sabor, que tem menos corantes e conservantes, e prepará-la com suco natural de frutas.

3 - PEITO DE PERU

Embutidos no geral (presunto, queijo, mortadela, salame) são normalmente ricos em sódio,gorduras e conservantes artificiais. Apesar de o peito de peru ser a versão de embutidos mais recomendada pelos nutricionistas, é importante consumir com moderação e optar sempre pela versão light, com menos sódio. A ingestão deve ser evitada por quem tem gastrite. Para lanches,uma opção mais saudável é creme de ricota com atum ou frango desfiado, ou qualquer outra combinação que a sua criatividade permitir inventar!



4 - SHAKE

Shakes industrializados que substituem refeições podem ser usados esporadicamente como plano emergencial, porém apesar de apresentarem uma grande quantidade de vitaminas em sua tabela nutricional, a maioria delas não é digerida pelo nosso organismo. 
Os shakes também possuem uma quantidade considerável de aromatizantes e conservantes artificiais, os quais devem ser sempre evitados. Além disso, é importante no processo de reeducação alimentar que seu corpo entenda que você está fazendo uma refeição, e mastigar é uma das dicas que mandamos ao cérebro pra que ele se sinta saciado.



5 - BARRINHAS DE CEREAIS

As barrinhas de cereais são uma ótima pedida para um dia corrido, quando não temos outra opção e precisamos de um lanchinho entre as refeições, ou também quando estamos com vontade de um doce.
Porém é necessário ficar de olho na tabela nutricional e checar a quantidade de calorias, gorduras e sódio (que devem ser baixas) e a de fibras (que deve ser alta). Sempre que for possível, deve-se optar por uma fruta com cereais, por ser natural e conter maior quantidade de fibras.



6 - ADOÇANTE

O adoçante é uma forma de substituir o açúcar recomendada para diabéticos, porém muito utilizada por quem quer perder peso. Seu consumo excessivo pode ser muito prejudicial à saúde e até mesmo cancerígeno. O ideal é evitar sempre, principalmente os que forem a base de sacarina e ricos em sódio. Quando for possível, melhor optar pelos que tenham base de stévia e diminuir a quantidade gradativamente. O mais indicado pela maioria dos médicos, é o açúcar mascavo.


7 - ALFACE

Mas espera aí, até a coitada da alface que parece ser tão boazinha? rsrsrs
É claro que alface é ótimo e pouco calórico, além de ser fonte de fibras. Porém, entre as hortaliças, esta é uma das mais pobres em vitaminas. Prefira sempre as folhas escuras como escarola, rúcula, couve e acelga, pois trarão ainda mais benefícios para sua saúde.



8 - SUCO DE CAIXINHA

Os sucos tem ganhado grande destaque com esta onda de “alimentação saudável”, porém muitos dos que encontramos no supermercado tem apenas 30% de polpa de fruta ou até menos, sendo o restante água, conservantes, sódio e, principalmente, açúcares. Portanto fique atento no rótulo para saber qual a melhor escolha. 
A marca Do bem é uma boa opção, pois os sucos são feitos 100% de frutas naturais e são uma delícia. Lembrando que 1 copo tem em média 100kcal, portanto quem quer emagrecer deve atentar-se na hora de optar pelo seu consumo durante as refeições.



9 - BOLACHA ÁGUA E SAL

Essa eu já sabia... Quando fiz dieta há uns 4 anos atrás (tô precisando de novo :( sniff ) descobri que ela é muito calórica. Se o consumo for de mais de 5 unidades, por exemplo, até o pão francês sem miolo é uma melhor pedida. Além disso, bolachas água e sal são pobres em nutrientes e definitivamente uma fruta com iogurte seria, de longe, mil vezes uma melhor opção de lanche.




10 - AZEITE PARA FRITAR ALIMENTOS

O azeite é antioxidande e uma ótima fonte de gorduras boas. Seu consumo é super recomendado na quantidade de uma colher de sopa por dia, porém é importante optar sempre pelo azeite extra-virgem embalado em vidro escuro e não o aqueçer, pois a temperatura alta tira as propriedades benéficas do azeite extra-virgem. Para frituras, é preferível utilizar óleo de girassol ou de milho, lembrando que o melhor é evitar este processo sempre que possível. Esses dias eu fui ao mercado e vi que saiu uma versão ao azeite de soja, enriquecido com óleo de canola. Fiquei me perguntando se vale a pena? Alguém aí sabe?


Espero que tenham gostado das dicas tanto quanto eu e que elas ajudem vocês nessa busca por alimentação e vida mais saudável.

Bisous Bisous

(Fonte Inspiradora: Blog Bom é Ser Feliz)

Nenhum comentário: