sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Educação Financeira: Dieta do Envelope

Não, essa não é mais uma dieta maluca, ninguém vai ter que comer envelopes para emagrecer! rsrs
Pelo contrário, de maluco essa dieta não tem nada, é bem pé no chão mesmo. É comum nessa época começarmos a fazer nossa listinha de objetivos, desejos, sonhos para o próximo ano. As vezes colocamos em prática, as vezes não. E sabemos que depende só de nós fazer o nosso futuro né? Acredito que 90% dos nossos "sonhos" dependem de dinheiro. Tipo: casa própria, carro, viagem, uma roupa ou sapato novo, um móvel sob medida para o quarto, enfim.. muitas das nossas metas giram em torno de dim dim.
Então, que tal começar a colocar tudo no papel organizando as nossas finanças? Li uma ideia no blog Vida Organizada e achei o máximo. Olhem só:


- Pegue um caderninho e faça uma lista das despesas que tem no mês. (Ex: Aluguel, plano de saúde, farmácia, Internet, Água, Luz, Telefone, Supermercado, Despesas cotidianas (almoço, lanches), Transporte, Lazer)
Se for casada, o ideal é que o marido entre na “brincadeira” com você. Pode ser que enfrente um pouco de resistência no começo, mas logo ele vai perceber o resultado e começar a curtir essa organização tão produtiva também!
- Definidas quantas são as despesas, agora é hora de comprar um envelopinho para cada uma. Uma dica é usar envelopes coloridos, ou decorados, pois as coisas bonitas tornam o hábito mais prazeroso e logo você passará a gostar de cuidar do seu dinheiro! É legal também ter uma caixinha ou pasta para organizar essas despesas e os boletos que precisa pagar, por exemplo.
- Assim que receber seu salário, o interessante é que, se possível, reserve 10% numa conta poupança para realizar um sonho de longo prazo (pode ser uma viagem ou mesmo a compra de um imóvel ou aposentadoria). Depois, separe o valor necessário para abastecer todos os envelopes. Como algumas despesas não são fixas, use o maior valor como referência. Coloque uma meta sensata para as demais despesas para manter todos os gastos dentro do seu orçamento.
- Se depois de separar 10% e “pagar” todos os seus envelopes ainda tem dinheiro na sua conta, esse é o dinheiro que você pode gastar “a vontade”. Mas fique atenta: se tem R$ 500,00, pense que o mês tem 30 dias, então é o mesmo que ter R$ 16,66 por dia e você não deve ultrapassar esse valor nunca! Se quer gastar mais em um dia, deverá economizar no outro!!!! Esse dinheiro pode ainda ser usado para sonhos de curto e médio prazo – como comprar um sapato, uma bolsa, o ingresso de um show, etc. Também pode reservar mais uma parte para aquela poupança, dependendo da sua vontade de poupar :)



Não é uma ideia super bacana pra gente começar o processo de educação financeira e sair de vez do vermelho? Eu já fiz os meus envelopes e já estou organizando meus objetivos para 2014, que são muitos. Mas se colocarmos tudo no papel e dividirmos em etapas, tudo fica mais fácil e possível de ser realizado.

E vocês, quais são seus planos pra o ano que está chegando?

Lembre do que disse Walt Disney: "Se você pode sonhar, você pode fazer!".

:*

Nenhum comentário: