quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Dicas para apartamentos pequenos

Boooooooom dia girls,

Hoje eu vim falar sobre um assunto que estou me "especializando" nos últimos tempos: Decoração. As minhas buscas no mestre google ultimamente tem se concentrado muito mais em papéis de parede, lustres, aparadores, cortinas, tapetes do que em sapatos, bolsas e tendências para a próxima estação! rsrsrs Portanto, eu vou compartilhando com vocês, o que vou estou aprendendo nessa "nova fase" - muito gostosa, diga-se de passagem!
Bom, não sei se já contei aqui, mas o nosso cafofo é bem humilde com relação a espaço, hehe, então eu estou tendo que fazer milagre para decorar de uma forma bonita, aconchegante e funcional os nossos 49m² conquistados com muito amor. A regra básica nesses casos é ampliar os ambientes, portanto, cores claras e espelhos são indispensáveis. Mas existem várias dicas ótimas para nos dar um help nessa hora. Foi navegando pelos sites de casa e decor que encontrei essa matéria da revista CASA e vim correndo postar pra vocês que também se deparam com o mesmo dilema.



APARTAMENTOS PEQUENOS: 12 TRUQUES PARA FAZER O ESPAÇO RENDER


1 - Evite o forro de gesso. Forros diminuem o pé-direito dos apartamentos, piorando a sensação de aperto. O ideal é tentar manter o pé-direito de 2,60 m. Se precisar abrir mão do forro para ter um bom pé-direito, você precisará deixar de lado as lâmpadas embutidas: troque-as por pendentes decorativos. Mas sem exagerar na quantidade: bastam até duas peças duplas por ambiente. Sentiu falta de luz? Adicione iluminação indireta, como luminárias de chão ou de mesa. Caso o apartamento tenha sistema de áudio e vídeo, o forro de gesso é inevitável e vale à pena colocar luzes embutidas. (estamos colocando gesso no nosso apê, mas sem rebaixar o teto, somente com moldura)




2 - Use móveis grandes. Uma grande quantidade de móveis pequenos faz você sentir-se morando em uma casa de bonecas. Por isso, decida antes de montar a casa como cada ambiente será usado. E compre móveis maiores para atender às principais necessidades.


3 - Tome cuidado com as mesas de centro. Escolha mesas de centro que não atravanquem o caminho. A mesa deve permitir espaços de no mínimo 60 cm para circular entre os móveis. Para isso, vale investir em formatos inusitados: mesas compridas e estreitas, ou formadas por um agrupamento de mesas menores.


4 - Diminua o número de ambientes. Divisões em excesso aumentam a sensação de aperto – sem contar que derrubar paredes acrescenta valiosos centímetros aos cômodos. Por isso, nada de compartimentar: concentre várias funções em um mesmo ambiente.


5 - Use os tapetes na maior dimensão possível. Envolva todos os móveis do ambiente em um só tapete. Tapetes pequenos dão a impressão de estar em um espaço cheio de divisões – e, portanto, mais apertado. Além disso, atravancam o caminho, atrapalhando, por exemplo, na hora de arrastar uma cadeira.


6 - Se não quiser tapetes grandes, deixe o piso à mostra.Nesse caso, revista o chão com madeira. O material natural é mais confortável, bonito e durável do que o piso frio ou laminado.


7 - Acomode os objetos em armários ou estantes baixas e horizontais. Linhas horizontais parecem ampliar o ambiente. Por isso, troque prateleiras até o teto por estantes compridas e baixas. A regra é sempre fazer móveis baixos para a TV.


8 - Reserve a parte de cima das paredes para objetos delicados. Evite poluir a parte de cima das paredes com muitos enfeites ou móveis com grandes superfícies lisas (por exemplo, estantes altas ou armários profundos). Essas peças parecem pesadas e tornam o apartamento mais apertado. Troque-os por peças delicadas, como quadros e fotos ampliadas. Ou deixe o espaço vazio.


9 - Instale móveis suspensos. Enxergar o chão – ou o tapete -desaparecendo debaixo dos móveis faz o espaço parecer maior. Você ganha área de circulação e leveza.


10 - Pinte paredes e teto de uma só cor. Para dar um ar contemporâneo ao apartamento, pinte de uma cor só a parede e o teto. A ideia de uma caixa monocromática combina com espaços pequenos, que costumam ter decoração mais limpa.


11 – Cores claras transmitem a sensação de que o ambiente é maior. Caso pretenda colocar muitos quadros na parede, escolha tinta branca. Se optar pelo cinza, aplique tons quentes, próximos do bege, para não deixar o ambiente frio. Fuja dos beges amarelados – muito usados na decoração há 20 anos, esses tons saíram de moda faz tempo.


12 - Cubra superfícies inteiras com espelhos. Espelho bem usado desaparece no ambiente: você precisa olhar uma segunda vez para perceber que a peça está lá. Para conseguir esse efeito, fuja dos espelhos com formatos inusitados e com bisotês (os chanfros cortados no vidro). Também evite instalar o espelho atrás da TV, para não desviar a atenção do aparelho. E use o espelho no maior tamanho possível – de preferência cobrindo uma parede inteira ou uma porta de armário.


Gostaram das dicas? Eu adorei e já vou colocar tudo em prática, pequenos detalhes fazem a diferença tanto em nossos looks, quando na decoração da casa. Uma "peça" mal usada, pode ser ter um efeito desastroso. Portanto, antes de decorar ou redecorar um ambiente pesquise muito e consulte profissionais se for necessário, para investir nas peças certas e ter um resultado perfeito!

Beijocas e até mais!

2 comentários:

Anônimo disse...

Ainda te visito todo dia, duas vezes ao dia com a esperança de que vou te achar presente num post daqueles que super animava os meus dias... nossa qt drama.. hehe
Não sei se te perdoo ou se te castigo, não deixando nenhum comentário pra vc se sentir abandonada como nós.
Please volta pra cá, vai dormir mais tarde depois usa bepantol hehe
Mesmo que esteja vivendo só nundo "HOME" divide isso tudo com a gente.

Isso não é um puxão de orelha, até pq eu entendo... é só uma força pra vc fazer tudo logo e poder se dedicar a nós suas leitoras.
E pra vc saber q faz falta.
Bjo

Thay Almeida disse...

Queria leitora,
Suas palavras me emocionaram sabia?
Nossa, é maravilhoso saber que existem pessoas aí do outro lado, como você, que fazem cada horinha de sono a menos valer a pena!
Me desculpe pelo sumiço dos últimos tempos, mas prometo que logo logo tudo voltará ao normal e será ainda melhor, pois além das mudanças pessoais, estou enfrentando mudanças profissionais que vão me permitir dedicar mais tempo a vocês.

OBRIGADA, OBRIGADA, OBRIGADA.
Vocês são minha motivação para continuar!

Um Beijão!

Thay