sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

DIY: Letras Decorativas

Olá gurias, tudo bem?

Está sem nada pra fazer nesse finde? Então que tal se aventurar em fazer uma decoração linda para a sua casa? Mas não precisa sair correndo pra comprar não, com materiais que você tem esquecidos em algum cantinho, da pra fazer uma decoração fofa e descolada pra alegrar a sua estante.
Bisbilhotando por aí, encontrei esse tutorial no blog Casando Sem Grana, ensinando a fazer letrar decorativas. Eu amo essas letras pra decorar algum móvel do quarto, da sala, ou do escritório. E estava louca pra comprar umas pra mim. Mas, como não sou boba (nem rica! kkk), vou tentar fazer em casa primeiro, vai que da certo né? Então, mãos a obra!

Você vai precisar de:

- Papelão
- Tesoura
- Cola Quente
- Cola Branca
- Pincel para artesanato
- Jornal ou papel sulfite
- Tecido a seu gosto.

Primeiro Passo: Escolha as letras que servirão de base para as suas letras. A fonte você escolhe, mas o tamanho tem que ser grande (nesse caso foi usado tam 500, uma folha por letra). Opte por fontes com base reta, pois a sua letra precisará ficar em pé.


Segundo passo: Transfira o molde para o papelão e recorte. Recorte também no papelão tiras de aproximadamente 4 cm de largura, que serão as laterais das letras. Enquanto recorta, ponha a cola quente para esquentar, o ideal é que a cola esteja bem quente, bem derretida, para evitar que forme grumos.


Terceiro passo: Cole o papelão nas laterais. Você pode colar um pedacinho e molde o papelão antes de colar, ou pode ir colando e moldando, faça como achar melhor. Você fechará a lateral da letra.



OBS: nesse caso essas letras irão ficar em ambiente interno,sendo assim não foi colocado nenhum peso por não terá vento para derrubar. Se você for utilizar em área aberta, recomenda-se neste momento encher a letra com gesso e esperar secar de um dia pro outro. Vai ficar beeeem pesadinho e não vai voar de jeito nenhum!

Se ficar torto, remende, não tenha medo! O importante é que as laterais fiquem retinhas, para a letra ficar bem bonita!

Antes do remendo:


Depois do remendo:


Quarto passo: Cole a outra parte, para fechar a letra. Espere secar uns minutinhos. Observe se a cola quente vazou pro lado de fora da letra em algum ponte e corte com a tesoura.


Quinto passo: teste se a letra fica em pé. Se não ficar, faça um calço! A minha letra M ficou certinha, mas o T não parava em pé, tive que remendar…


Sexto passo: Corte tiras de papel e vá enrolando na letra, colando com cola branca e esticando bem com o pincel. Não tenha pena da cola! Ela vai ajudar a endurecer o papel e dar mais resistência à sua letra. Espere secar!


Sétimo passo: Corte no tecido uma tira com 6 cm de largura, com o comprimento de toda a lateral da letra. Cole o tecido usando a cola branca e o pincel por toda a lateral da letra. Pode ter emendas, desde que sejam na parte de baixo da letra para não ficar aparente. Se a sua letra tiver reentrancias, como o meu M, use a tesoura para te ajudar a colar bem direitinho.



DICA: Se for usar estampado, opte por estampas pequenas, tipo bolinhas, florzinhas, que se fundem melhor e disfarçam os acabamentos. Tecidos listrados mostrarão mais os defeitinhos que os outros disfarçam!
Quando acabar a volta, alise as bordinhas que sobraram para a frente para dar acabamento. Espere secar, enquanto você faz a outra letra, a primeira seca! 


Oitavo passo: Recorte com o mesmo molde inicial 2 letras de tecido e faça o acabamento da frente. Abuse da cola, pois a cola vai endurecer o tecido e evitar que desfie.


Nono passo: Cola nela! Passe cola por toda a letra. Evite deixar “bolinhos” de cola, ela tem que estar bem espalhada. Quando secar, a colar vai ficar transparente e vai proteger a sua peça.


Depois de seco (2h) corte as aparinhas que ficarem desalinhadas.


E tchãm tchãm tchããããããããm, suas obra de arte está pronta pra decorar qualquer cantinho do seu Lar Doce Lar :)


Fica lindo né meninas? Eu me apaixonei e vou tentar fazer lá em casa..
Da pra soltar a criatividade, usar vários tecidos lindos, e brincar com as palavras. Uma dica é que você pode usar pra decoração de festas também, como aniversários e casamentos.

Quem se arrisca a dar uma de artista hein? rsrs

BITOCAS e um abençoado fim de semana!

Nenhum comentário: