segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A CRISE DOS 25 ANOS - PARTE I

Já ouvi falar da crise dos 30, dos 40, dos 50... mas, ninguém nunca me falou sobre a crise dos 25! Embora eu esteja nos 24, já sinto que meu corpo e minha mente vem apresentando sinais dessa tal "crise".
Nós últimos dias, ou semanas, ou até meses, sei lá... eu venho pensando muito sobre a vida, sobre a importância de cada coisa nela, sobre o quanto nós vamos mudando ao longo do tempo. O cabelo muda, o corpo muda, a forma de se vestir muda, os gostos musicais começam a criar raízes, a sua disposição para baladas e multidões já não é mais a mesma. Ontem você era um adolescente, e hoje a vida de adulto já vem causando um peso bem maior do que você imaginava sobre os ombros. Embora muito jovem, você já começa a se preocupar com a idade, com o futuro, com coisas que você não dava a menor importância...
Acho que a crise dos 25, é quase uma preparação para a crise dos 30. Uma amostra grátis do que você vai sentir com mais intensidade daqui 5 anos. Pois, como diria a Sandy "...sou jovem pra ser velha, e velha pra ser jovem".
Nessa onda de crise existencial, e em uma enorme coincidência eu me deparei com um post que vi rolando no facebook outro dia, e adivinha o título? 10 SINAIS DE QUE VOCÊ ESTÁ TENDO UMA CRISE DOS 25 ANOS. hahaha, acreditam? Então, concordando com a maioria dos itens, eu resolvi me basear neles, editando algumas partes e colocando bastante da minha vivência neles.

Olha só:

1 - DURANTE O DIA VOCÊ SONHA ACORDADO EM FAZER ALGUMA LOUCURA...


Você não sabe o que você quer e/ou você está preso em um trabalho que você odeia. Ou, você já descobriu o quer, mas não sabe o que fazer pra colocar em prática. Ou ainda, você já descobri, já colocou em prática, mas se da conta que é muito mais difícil do que imaginou. E agora, será que você deve voltar ao início? Será que você deveria se mudar para a Europa? Juntar-se ao Corpo da Paz? O exército? Fazer uma pós graduação? Vender os seus pertences e ir morar em um ashram? De repente, todas essas ideias soam melhor do que continuar boiando onde você está.

2 - ... MAS VOCÊ SE SENTE PARALIZADO PELA INDECISÃO


Ao mesmo passo que você parece ter uma coragem sem tamanho e mil planos da cabeça, a indecisão e o medo do incerto te paralisam! Afinal de contas, você não tem mais 18 anos, e as consequências das suas decisões começam a ter um peso maior na hora de optar por qual caminho seguir.

3 - VOCÊ SENTE CADA VEZ MAIS NOSTALGIA DOS TEMPOS DE ESCOLA E DE FACULDADE


Você se lembra constantemente de quanto a sua vida era simples e valoriza isso cada vez mais. Você sente-se preso entre a sua infância e sua vida de adulto, e sente saudades do tempo em que sua decisão mais difícil era escolher uma roupa para vestir no baile. E sua maior preocupação era não ter feito o dever de casa. Assinatura de boletins então, parecia o apocalipse.
Hoje você se da conta o quanto eram felizes as suas longas tardes assistindo Sessão da Tarde, tomando um copão de leite com achocolatado e devorando um pacote de Passatempo.
 
4 - A IDEIA DE FAZER UM ORÇAMENTO TE DEIXA ATERRORIZADO


 Você frequentou dezenas e chatíssimas aulas de matemática, pra aprender a fórmula de báscara, raiz quadrada e equações gigantescas. Mas professor nenhum mencionou que a resultado da conta "SALÁRIO - GASTOS MENSAIS" nunca seria positiva.
Parece que o mundo inteiro se reuniu pra colocar a sua disposição "itens indispensáveis" para sobrevivência. Para nós mulheres então, isso se torna um pouco pior. Bolsa de grife, sapato da moda, maquiagem importada, mil produtos pra deixar o seu cabelo macio e cheio de brilho, celular de última geração.. enfim... O consumismo te enredou de tal forma, que parece ser impossível se livrar. Mas, se serve de consolo, quando casar isso passa. Como diz a minha mãe, "se não aprende pelo amor, aprende pela dor". rsrs Acredite minha cara, a vida te ensina que comida não nasce sozinha no armário e a energia elétrica não está ali por mágica.

5 - VOCÊ COMEÇOU A PENSAR SOBRE SUA VIDA AMOROSA DE MANEIRA DIFERENTE


Talvez você não esteja preparado para tirar TODAS as ficadas da mesa, mas se você estiver solteiro, você pode estar se sentindo cada vez mais sozinho e insatisfeito com encontros ou rolos que não levam a nada.
Se você estiver namorando, provavelmente você deve estar questionando se realmente quer estar com essa pessoa a longo prazo - e talvez debatendo se é tarde demais para encontrar alguma outra pessoa.
Se você estiver casado, ou você se deu conta da burrada que fez e descobriu que "quer conhecer realmente uma pessoa, case com ela". Ou, você está agradecendo a Deus por ter colocado essa pessoa em sua vida, por que ela te completa e faz feliz todos dias (e já começa a pensar que aumentar a família, seria uma ótima ideia).


Como eu estou me alongando mais do que planejei em cada item, rsrs, os outros 5 vão ficar para um próximo post ok?
Se concordam (ou descordam), deixem sua opinião! Quero muito saber se existe mais alguém nesse mundo que compartilha dos mesmos sentimentos, ou se preciso procurar um psicólogo! hahaha

Beijo gatedo, e uma iluminada semana!

(Inspirado em: BuzzFeed )

Um comentário:

Anônimo disse...

Alguns maravilhosos anos, resumidos em perfeitas palavras...