terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Escolhendo a Cor certa para seu Ambiente

Pois é amores, nem só de Decór e Glamour se faz um belo apartamento! Estou eu aqui, jogada na cama e escrevendo do jeito que da, por que o cansaço não me permite sentar! rsrs Passei o dia fazendo a pintura das portas do nosso apê e o saldo foi: joelhos estourados, corpo e cabelo cobertos de tinta (que vai sair só daqui uns 200 anos), e 4 portas com duas mãos de fundo! Se alguém pensou SÓ ISSO virou minha inimiga mortal! hahaha Mas confesso que no inicio cheguei toda empolgada achando que fosse arrasar e pintar tudo em um dia, pffff, doce ilusão! Temos alguns dias pela frente até ficar tudo pronto. Decidimos pintar sozinhos, ao invés de contratar um profissional, por que além de questões extras ($$$) o Noivo "manja" um pouco de pintura, então resolvemos nos aventurar. Apesar de mega cansativo, é muito gostoso colocar a mão na massa e nós mesmos cuidarmos do nosso cantinho. Acho que por ser nosso, temos mais cuidado e mais paciência né? 
Mas enfim girls, independente de quem vai pintar, na hora de escolher as cores para os ambientes alguns fatores muito importantes devem ser levados em conta como a luz e a superfície. As cores podem valorizar ou detonar os ambientes, portanto, devemos responder a várias questões antes da escolha final. Encontrei essas questões, e algumas dicas no site da Lukscolor (que foi a marca da tinta que escolhemos), olha só:

QUESTÕES IMPORTANTES NA HORA DA ESCOLHA DAS CORES

- Qual tipo de atividade será realizada no espaço que será pintado?
- Quais cores te atraem?
- Quais cores te dão energia?
- Quais cores te relaxam?
- Qual cor existe no ambiente e não será mudada como madeiras, tijolos, piso, etc.?
- Quanto você tem de luz natural neste ambiente?
- Você se sente inspirado por alguma cor da natureza?
- Você quer um ambiente basicamente frio ou quente?
- Você quer ampliar o tamanho desse ambiente ou fazer com que ele pareça menor?
- O teto é alto ou muito baixo?
- Qual a com configuração básica deste ambiente? Ele é estreito e longo ou curto e largo?

DICAS

- As cores claras causam a sensação de que a parede está mais distante, sendo as mais recomendadas para ambientes pequenos, porque causam a sensação de que o espaço foi ampliado;
- As cores escuras causam a sensação de que a parede está mais próxima;
- Para dar uma sensação de rebaixamento do teto pinte-o com uma cor mais escura do que a usada nas paredes;
- Para dar a sensação de elevação do teto pinte-o como uma cor mais clara do que a usada nas paredes ou use o branco;
- Caso o ambiente seja retangular e muito longo, para causar a sensação de que ele é mais curto, pine as paredes menores com uma cor mais escura do que as usadas nas paredes maiores;
- Para causar a sensação de que um corredor é mais largo, pinte as paredes menores com uma cor mais escura do que a usada nas paredes maiores.
- Para dar a sensação de que um ambiente quadrado é mais longo, pinte com uma cor mais escura duas paredes que estejam de frente uma para a outra.

Nós escolhemos um tom de Nude/Bege (nunca sei diferenciar, rsrs), para pintar todos os nossos ambientes. Como eu gosto muito de investir em objetos decorativos (móveis, almofadas, quadros, porta retratos e etc), prefiro cores neutras nas paredes para poder ousar no restante. Por que quando estamos a fim de mudanças é bem mais fácil mudar um objeto, que uma parede. E além de tudo, cores claras tranquilizam e trazem paz ao lar. Nada melhor que um ambiente aconchegante após um longo e estressante dia de trabalho né? Eu só não sei mais o nome e o número da cor que escolhemos, Sorry?! Depois de pronto vou postar umas fotinhos e se alguém se interessar posso conseguir ok? Mas como eu disse, foi um Nude/Bege para as paredes, e branco para as portas e o teto.

Pesquisando na internê, encontrei um roteiro com o "efeito das cores" e achei bem interessante. Selecionei as principais, pra quem também está na escolha, vale a pena ler!

Branco
Contém todas as cores. É purificador e transformador, significa paz, dignidade. Estimula a humildade e a imaginação criativa. Produz sensação de limpeza e claridade, mas cuidado, pode também produzir sensação de frieza e esterilidade. Ótimo para qualquer ambiente principalmente cozinha e banheiros. Mas se numa casa, paredes, móveis, tapetes e etc forem 100% brancos, o resultado poderá ser ambientes frios e hostis. Dá sensação de amplitude em ambientes pequenos e apertados.


Preto e cinza
A predominância do preto em paredes ou pisos pode tornar o ambiente além de escuro, agressivo e deprimente. Portanto só deve ser usada em pequenos detalhes, quando queremos fazer um "efeito especial" na decoração, tanto dentro, como fora da casa. Ainda na área interna, é usado para fazer contrastes, principalmente com o branco. Muito usado no teto com pé direito muito alto, para dar a sensação de rebaixo.


Azul
É a cor da purificação, tem o poder de desfazer as energias negativas. Veja alguns significados : verdade, afeto, intelectualidade, serenidade, infinito, meditação, confiança, amor, fidelidade, profundidade.
Nos tons suaves, acalmam a energia que estiver hiperativa. Muito usado em quartos de crianças.
Pode ser usado em grandes áreas sem tornar-se cansativo, mas deve ser combinado com outras cores para evitar a monotonia e sono.
Mais escuro, transmite autoridade e poder. É aconselhado que se use em ambientes formais.
Ele pode ser usado com amarelo para ativar a mente e a intuição, com o vermelho para manifestar as emoções, com o rosa para trazer à tona o lado afetuoso e com o pêssego para estimular a criatividade.


Verde
Representa esperança, abundância. Estimula momentos de paz, equilíbrio e de cura. Ajuda a reduzir o estresse e a tensão, pois é um meio de baixar a pressão arterial. É uma cor que está associada com a auto-estima e nos ajuda a fluir com os acontecimentos, dando uma sensação de liberdade e fluidez. É relaxante e repousante, mas não deve ser usada sozinha, pois pode deixar o ambiente estático. O verde-escuro proporciona uma sensação de força e estabilidade. O verde-claro é ótimo para crianças, que geralmente o adora. Ele afeta a área do coração e nos ajuda a ser mais afetuosos. O verde-maçã indica uma casa onde se dá importância 'às crianças, 'à família e aos animais. O verde usado com cores mais claras irradia uma energia de relaxamento e paz. É uma cor que está ligada 'à auto-estima
Indicada para todos os ambientes, sendo ideal ter plantas ou acabamentos em verde vivo, pois é ali que se purifica o corpo e se renovam as energias.
No chão e detalhes, nos lembra a natureza. Não incide muita luz, mantendo a cor original. Em locais abertos, complementa madeira e jardins.


Vermelho
É a cor do fogo, paixão, entusiasmo, dinamismo, impulsos, poder, vigor, ação, emoção, alegria. Na psicanálise, o vermelho remete ao sentimento; já na cultura oriental valoriza a introspecção, a alimentação e a dança.
Na casa, tons avermelhados são indicados para salas de estar e jantar. Mas todo o cuidado é pouco na hora de aplicar esta cor nos ambientes. É uma cor muito energética e vibrante, podendo provocar excitação e nervosismo, quando aparece em excesso nos ambientes. Em pequenas doses, traz aos ambientes um ar de glamour e até exótico. No entanto, em demasia, cai para a vulgaridade.
Todos nós precisamos de um pouco de vermelho em nossa aura para motivar-nos. Seus tons e matizes sugerem muitas características. Desde a determinação e vontade de cuidar dos outros à insensibilidade, violência e egoísmo. Quando esta cor é usada com equilíbrio, seu efeito é muito positivo. Para isso, devemos usar o verde, o amarelo-dourado que significa sabedoria ou o azul, que vai esfriar um pouco o vermelho.
Locais como teatros, restaurantes e bares podem ser deliberadamente decorados com vermelho, pois esta cor estimula o apetite e nos faz perder a noção do tempo.



Amarelo
Ativa o intelecto, comunicação, concentração, disciplina, a atenção aos detalhes e a harmonia do todo. Ajuda a clarear as idéias. É aconchegante, positivo e está associado à flexibilidade e à boa sorte. Outros significados: esperança, idealismo, espontaneidade, euforia, originalidade e expectativa.
É indicada em todos os ambientes em que se pretende estimular a comunicação.
É muito usada para esquentar áreas escuras e para dar mais iluminação aos ambientes. Pode ser usado em halls, corredores e lugares onde têm pouca luz, pois dá uma sensação do espaço. Em pisos, provoca sensação de avanço. Em grandes áreas e superfícies, pode incomodar por causa da incidência de luz.


Laranja
Alegre e social, é a cor do equilíbrio. Estimula o otimismo, generosidade e entusiasmo. Transmite força, luminosidade, dureza, euforia, energia, alegria, tentação, prazer e sensação de humor.
Na casa é indicada em locais onde a família se encontra para conversar.
Inconscientemente, lembra sabores agradáveis e nos remete à infância, a brincadeiras e aos doces. Em geral, é muito usada em cozinhas, pois abre e estimula o apetite. Pode ser usado na sala de jantar, em uma só parede, em tons bem suaves (cor pêssego). Em tons mais escuros, sugere estabilidade.


Lilás e violeta
Cores ligadas à intuição, espiritualidade, fantasia, mistério, misticismo. Exerce influência em emoções e humores. Essa cor tem uma vibração muito rápida e estimula o lado artístico. Ela é associada a ideais nobres, como devoção e lealdade. Quando usado com o amarelo, estimula a introspecção para encontrar nosso eu. Quando usado com o verde, estimula a generosidade e caridade. De todas as cores, a violeta é a mais poderosa, afeta muito as pessoas, portanto devemos usá-la com critério. Violeta-claro não deve ser usado sozinho, pois pode causar um desinteresse da pessoa pelo mundo.
É ideal na mistura com o branco para não gerar dispersão (sugerida para quartos de quem está convalescendo).
Tons mais claros podem ser usados em todos os ambientes em pequenos detalhes. Se for uma cor monocromática, pode cansar. Evite ter locais com a predominância desta cor.


Rosa
Mistura de branco com o vermelho. Tons rosados proporcionam calor, afeto e podem ser relaxantes. Os tons róseos mais quentes têm efeito positivo, pois tornam as pessoas mais ativas e desejosas de progresso. Ideal para serem colocados em casas ou asilos de pessoas idosas, pois não vão permitir que essas pessoas fiquem apáticas ou percam o interesse pela vida, ao contrário, vão causar uma mudança de personalidade onde essas ficaram mais ativas e vigorosas.


Turquesa
É uma cor extremamente repousante e relaxante, mas deve ser usada sempre acompanhada de uma cor quente. Na cromoterapia, é usada como meio de acalmar o sistema nervoso.


Marrom
Cor que nos proporciona a sensação de que tudo é permanente, sólido e seguro. É a cor da estabilidade quando usada no seu estado natural, tal qual nos móveis, etc. Transmite uma energia positiva.


E aí Girls, gostaram do "Guia de Escolha de Cores"? rsrs Espero que sim! Mais uma etapa concluída (ou quase né) e compartilhada com vocês! 

Beijocas e até a próxima =*

Nenhum comentário: