terça-feira, 5 de junho de 2012

Em Paz com a Balança



Nem só de Glamour se vive uma mulher, não é mesmo? Parece contraditório? Não. Por trás de toda a maquiagem, sapatos e bolsas tem sempre uma pessoa de carne e osso, que luta contra as suas inseguranças, enfrenta problemas com os filhos, marido, com a diarista, com o patrão, com cachorro, gato, papagaio... e??? COM A BALANÇA! Sim, 11 de cada 10 mulheres sofre com isso e sempre acha que está pelo menos 2kg acima do peso.
Fazendo parte desse grupo sofredor, eu resolvi compartilhar com vocês um problema que me persegue a muito tempo e estrear uma nova série aqui no blog: Em Paz com a Balança! Sim Girls, desde que eu me conheço por gente (com exceção da minha infância Olivia Palitesca), eu vivo em guerra com a coitada e enfrento o velho e conhecido dilema da maiorias das mulheres, o Efeito Sanfona. Esse nome causa arrepios em quem sabe do que estou falando. A gente vai lá, faz dieta, se mata nos exercícios e consegue a silhueta dos sonhos para poder desfilar de biquíni e shortinho no verão. Aí vem as festas de fim de ano, depois a páscoa e por fim o Inverno, resultado: aquele corpitxo conquistado com tanto esforço vai por água a baixo e a frustração por ter perdido a linha - que é maior que o espírito magro - toma conta de você. A pizza, o chocolate quente, as sopas... parecem ser mais fortes e você diz para si mesma - tentando anular a culpa: 'Quando começar a esquentar, eu recompenso'! Aí já era, a balança da aquele salto e você volta a estaca zero.
Pois bem, cansada de viver ano após ano, essa mesma história, eu resolvi dar um basta no Efeito Sanfona, que faz mal não só para a auto-estima, como também para a saúde. Para isso, vou lançar aqui no blog, o DESAFIO GLAMUROSO que consiste em 2 etapas:

1ª) Eliminar os Quilinhos indesejados em um tempo pré-estabelecido.
2ª) Manter-se no peso 'dos sonhos' por 1 ano. 

Uma vez eu li em algum lugar, que o nosso corpo tem uma espécie de "memória do peso". Quando você emagrece, o corpo entende aquilo como uma ameaça e 'tenta voltar' ao peso anterior, levando você a comer mais do que deve. Sendo assim, para que isso não aconteça, devemos permanecer no mesmo peso pelo prazo de 1 ANO para o que o organismo 'registre' aquele novo número e não leve você a engordar. Tenho certeza que vocês já conseguiram emagrecer várias vezes, mãããs, manter que é bom nada! Por que depois que a gente chega lá, vamos relaxando... relaxando... e quando nos damos conta já era.
É partindo desse princípio que o nosso desafio vai se basear em: ELIMINAR (e não perder, por que quem perde encontra) e MANTER para fazer de vez as pazes com a balança.

Então, vamos aos números...
A minha meta é:
Eliminar 5 kg em 2 meses - Ou seja, até o dia 05/08.
E me manter neste peso até o dia 05/08/2013.

Quero ver todas anotando as suas metas, por que é comprovado cientificamente que quem as escreve tem um percentual muito maior de chance de alcança-las do que quem não o faz (isso vale para tudo que quer alcançar em sua vida ok?).
Bom, a definição desses números vai variar bastante pra cada uma - para mais, ou para menos. Mas lembrem-se: Definam metas sensatas e mensuráveis. A quantidade de quilos que você quer eliminar, deve ser compatível com o tempo que você pretende fazer isso. Não vai cair na besteira de fazer dietas malucas para emagrecimento instantâneo, por que nós estamos carecas de saber que é roubada. Para uma perda de peso segura e saudável, tente não emagrecer mais de de 900 gramas por semana.
O quanto você pesa é o resultado de vários fatores:
- Quanto alimento e de que tipo você come;
- Se o seu estilo de vida inclui atividade física regular;
- Se você utiliza a comida como resposta para o estresse e outros problemas em sua vida;
- Sua fisiologia e carga genética;
- Sua idade e condição de saúde.
Para obter sucesso no emagrecimento e manutenção de peso saudável deve-se levar em conta todos esses fatores. Esta é a razão para ignorar produtos e programas de emagrecimento que prometem resultados rápidos e fáceis, ou que prometem resultados permanentes sem mudanças permanentes no seu estilo de vida. Qualquer propaganda que diz que você pode emagrecer sem diminuir o consumo de calorias e/ou aumentar seu nível de atividade física está vendendo fantasias e promessas falsas. Se achar necessário, procure acompanhamento médico, assim você vai ter certeza de que está emagrecendo com saúde. E é esse o objetivo do nosso desafio: VIDA SAUDÁVEL.

Para chegar lá, vamos compartilhar aqui dicas de exercícios físicos, receitinhas para uma alimentação de qualidade, cardápios, opções de lazer que conciliem esses princípios.. enfim, vai funcionar como um diário para abolirmos de vez o 'Efeito Sanfona' das nossas vidinhas Glamurosas!

Quero, e preciso, de muitas sugestões de posts sobre o assunto. Juntas, podemos muito mais!
Vamos fazer dessa reeducação, uma experiência desafiante e prazerosa.

Conto com vocês.

smaaack =*

Nenhum comentário: