Oi meninas,
Essa semana não consegui atualizar o blog, por que vocês sabem né, horário de Natal no comércio é uma lou-cu-ra! E pra ficar ainda mais corrido, viajei pra buscar algumas mercadorias pra loja. Mas, como agora tive uma folguinha, corri pra cá :)
Gente, passou voando né? Mas apesar da correria essa época é tudo de bom. E vocês sabem como surgiu o símbolo mais amado e fofo do Natal? Eu também não sabia e adorei descobrir. Vejam só:
São Nicolau foi bispo da cidade de Mira, no antigo reino de Lícia (na atual Turquia) e ficou conhecido devido a sua imensa generosidade com crianças e pobres, e graças aos milagres que lhe foram atribuídos, foi santificado pela Igreja Católica e tornou-se um símbolo ligado diretamente ao nascimento do Menino Jesus.
Diferentemente do que se imagina, este ícone de bondade é quem realmente é considerado o verdadeiro Papai Noel. Sem barriga rechonchuda, roupa vermelha ou botas pretas, o bom velhinho das noites de Natal era alto, esbelto, e vestia um tipo de batina branca.
A lenda do sapatinho na janela conta que três moças não poderiam se casar porque seu pai não tinha condições de pagar seus dotes, na época, indispensáveis. Assim, a sorte das moças estava entre a escravidão ou prostituição. São Nicolau, comovido com a situação, jogou três sacos de moedas de ouro pela chaminé da casa das moças. Os sacos caíram dentro das meias das moças que estavam secando junto ao fogo da lareira. Por isso é tão comum as meias penduradas na lareira em regiões frias, ou o sapatinho na janela para quem mora em regiões quentes.
Já a história do Papai Noel foi criada algum tempo depois. As histórias são um pouco confusas, e a figura era um pouco diferente do que é hoje, mas tudo indica que começou em 1.822 com um poema chamado Uma visita de São Nicolau. Logo depois a revista Harpers Weeklys fez uma ilustração do bom velhinho com algumas características tradicionais.
Mas quem realmente lançou para o mundo o Papai Noel foi a Coca Cola. Para incentivar a venda do refrigerante no inverno em 1.931, a marca fez uma grande campanha de marketing com o tradicional e maravilhoso Papai Noel, moldado totalmente por eles. Dizem ainda que as cores de sua roupa são as mesmas do refrigerante graças à sua autoria.
Pois é gente, a Coca-Cola realmente não brinca em serviço quando o assunto é marketing! Eu nunca imaginei que o bom velhinho, que encanta adultos e crianças, tivesse sido lançado por eles. E se pararmos pra pensar, na verdade, o Papai Noel é um símbolo de consumismo que faz todos os ramos de comércio venderem muuuuuito nessa época.
Tomara que a gente não esqueça o verdadeiro significado dessa época, que é o nascimento do menino Jesus. E que, na verdade o precursor de toda essa lenda natalina, São Nicolau, era um símbolo de bondade e amor ao próximo.
Sejamos nós, um pouquinho de Nicolau na vida de alguma criança carente neste Natal :)
Bisous Bisous
(Fonte inspiradora: Blog Vittamina)
Nenhum comentário:
Postar um comentário