sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Desinchando Pós Férias!

Se tem uma coisa que é certa que você vai ganhar nessa vida, é alguns quilinhos extras nas férias e festas de fim de ano! É impossível resistir a tantas comidinhas gostosas. Aí quando retornamos pra casa, as roupas já não tem o mesmo caimento e tudo fica justo de mais. E as vezes, é mais inchaço, do que peso. Isso por que a maioria dos alimentos que ingerimos nessa época são muito doces e gordurosos. Geralmente a base de farinha branca, derivados do leite e cheios de açúcar. 
Mas, agora que a nossa rotina está voltando ao normal, é hora de entrar com um plano de ataque contra todo esse inchaço. E nem precisa fazer uma dieta super restrita, daquelas em que você fica com fome o tempo todo e não consegue manter por muitos dias. Com pequenas mudanças, você já consegue grandes resultados. É o que eu venho fazendo nos últimos 15 dias e percebi uma diferença gritante! Não reduzi peso, mas fiquei mais fininha entende? Aquela sensação de explodir a qualquer momento foi embora e meu corpo está mais leve.

Confere as dicas comigo!

1ª) BEBA MUITO LÍQUIDO


Essa já é velha, eu sei, mas é um dos principais fatores no emagrecimento saudável e processo de "desichamento" (sim, eu invento palavras novas! hahaha). 
A água é responsável pela hidratação e eliminação de toxinas. Foque em ingerir muita água e você vai notar resultados evidentes logo na primeira semana. Beba pelo menos 2 litros de água por dia, e não esqueça de ingerir sucos de frutas e legumes.
Os chás também auxiliam muito nesse processo. Principalmente o Chá verde, pois as catequinas, quercetinas e teaflavinas da erva são antioxidantes e ajudam as enzimas a transformar as toxinas em moléculas hidrossolúveis, menos tóxicas e excretáveis. Tome de quatro a seis xícaras por dia.
Uma dica é sempre ter na mesa do escritório, na mesa da cozinha, ou onde quer que você passe o dia, uma garrafinha de água daquelas de 500ml, tomando 2 de manhã e 2 a tarde, você já vai ter ingerido 2 litros por dia. Fora os sucos e chás!

2ª) AUMENTE O CONSUMO DE FRUTAS


Os frutos São ricos em líquido, o que ajuda a limpar o corpo das toxinas. Eles também são muito fáceis de digerir e são ricos em antioxidantes , nutrientes, fibras e importantes vitaminas . Elas devem fazer parte do seu cardápio diário. Aposte principalmente nas frutas vermelhas e cítricas, pois elas contém antioxidantes e vitaminas.
Mas cuidado, pois a melancia por exemplo, é um excelente diurético e uma delícia nesse calor, mas por conter uma grande quantidade de açúcar é bem calórica. Então, consuma moderadamente e procure se informar sobre o valor calórico do que está ingerindo.

3ª) AUMENTE O CONSUMO DE VERDURAS E VEGETAIS


Couve, espinafre, agrião, alfafa, acelga, rúcula, ou outras verduras, fornecem clorofila para o trato digestivo. A Clorofila livra o corpo de toxinas nocivas e metais tóxicos, herbicidas e pesticidas. Ela também ajuda na desintoxicação do fígado.
Já vegetais como repolho, couve e brócolis neutralizam alguns compostos nocivos encontrados na fumaça do cigarro e contêm um composto que ajuda o fígado a produzir quantidades adequadas de enzimas de desintoxicação.
Cenouras têm betacaroteno, que ajudam a limpar o organismo de metais pesados. Experimente misturar cenoura, maçã, limão e gengibre em um delicioso suco que vai aumentar suas energias.
Com cerca de 95% de água, o pepino ajuda a eliminar as toxinas e alcalinizar o corpo.
O nabo é carregado com antioxidantes e nutrientes que contêm enxofre (sem enxofre, o corpo não consegue desintoxicar corretamente substâncias tais como fármacos, toxinas ambientais e metais pesados). Ele também contêm fitonutrientes chamados glucosinolatos que ajudam a ativar e regular as enzimas de desintoxicação.
A beterraba é uma valiosa fonte de ferro, magnésio, zinco e cálcio, e também é rica em B3, B6, Vit C e beta-caroteno, nutrientes importantes para auxiliar o fígado e vesícula biliar em produzir ácidos biliares que ajudam na desintoxicação.

4ª) DIMINUA O CONSUMO DE SÓDIO


O sódio é um mineral presente em diversos alimentos, mas é constituinte principal do sal de cozinha. O sódio participa de funções básicas no corpo, como equilíbrio ácido-base, equilíbrio de água no organismo, contração muscular, impulsos nervosos, ritmo cardíaco, entre outros, sendo então fundamental para a saúde física, porém consumir excessivamente o sódio faz com que ocorra a liberação de alguns hormônios, que causam a retenção de líquidos, aumentando a pressão sanguínea o que é ruim para o organismo por sobrecarregar o coração e principalmente para quem já possui hipertensão arterial.
Já a restrição do consumo de sódio diminui a pressão arterial, e segundo alguns estudos reduz a mortalidade por doenças como acidente vascular encefálico e na regressão da hipertrofia ventricular esquerda. Pode ainda reduzir a excreção de cálcio pela urina, contribuindo para a prevenção da osteoporose em mulheres idosas. Por isso, a diminuição de sódio deve ser feita não apenas por pessoas hipertensas, mas pela população em geral. 
A Sociedade Brasileira de Hipertensão recomenda que a ingestão de sal seja de 6 g por dia, o que equivale a 1 colher de chá. Por ser um quantidade pequena comparada a que muitas pessoas ingerem por dia, esse pode ser um dos passos mais difíceis de ser seguido na reeducação alimentar. Entretanto ele é de grande importância não só para fins estéticos, mas principalmente para nos manter mais saudáveis.
Siga algumas dicas para começar a diminuir o consumo de sal, e quando menos perceber, nem vai sentir falta: - Não utilize saleiro na mesa durante a refeição; - Prepare os alimentos com uma quantidade mínima de sal; - Utilize temperos naturais, como alho, cebola, ervas aromáticas, etc. - Evite alimentos industrializados, dê preferência por consumir alimentos naturais. - Leia sempre os rótulos dos produtos e verifique a quantidade de sódio dos alimentos industrializados. - Nem sempre uma comida com pouco sal significa uma comida sem gosto, sem graça, use e abuse com as ervas aromáticas, como: manjericão, alecrim, orégano, salsinha, sálvia, tomilho e outras.    

5ª) MOVIMENTE-SE


Alimentar-se bem é muito importante e é grande parte de uma vida saudável, mas para ficar completo é extremamente necessário que você faça alguma atividade física. Seja pedalar, caminhar, correr, pilates, musculação, jump, dança, entre tantas outras opções...
Manter o corpo em movimento ajuda a deixar o metabolismo mais alto e aumenta o gasto calórico durante o dia. Além das calorias, manter o corpo ativo ajuda a circulação e eliminação de líquidos. Fazendo pequenas mudanças na sua rotina, você já percebe resultados. Por exemplo: Evite elevadores (em casa, nos shoppings, supermercados…) vá de rampas e escadas. Estacione um pouco mais longe nos estacionamentos e nas ruas e e faça mais atividades a pé, tipo passar na farmácia, padaria ou sair para almoçar no domingo mesmo… Além de me movimentar você ainda descobre um monte de lojinhas na vizinhança, ou outros lugares bacanas que de carro passam despercebidos.

Outras dicas simples e que ajudam muito, são:

- Não coma amidos (grãos e vegetais ricos em amido) e proteínas, ao mesmo tempo;
- Combine proteínas com vegetais;
- Combine amidos com legumes;
- Coma frutas separadamente das outras refeições;
- Mastigue bem os alimentos;
- Não beba líquidos junto com as refeições;
- Troque os cookies e barrinhas de cereais por frutas (da pra levar na bolsa também, é só fazer um esforço).
- Troque o achocolatado light por água de coco;
- Troque o peito de peru, mortadela e presunto por frango cozido (cozinhe uma quantidade pra semana toda e conserve na geladeira, depois é só inserir nos seus sanduíches, omeletes, ou até na macarrão integral).
- Troque todas as guloseimas do armário, por uma geladeira recheada de frutas e verduras. Ter os alimentos corretos a mão facilita a não "jacar"! (programe-se e reserve uma horinha, de um dia na sua semana pra passar no supermercado ou na feira)

Bom meninas, espero ter ajudado vocês a dar aquele empurrãozinho que faltava e começar um 2014 diferente! 
Eu estou aderindo a maioria dessas dicas (pretendo aderir a todas, aos poucos), e já sinto que meu corpo está diferente. Minha pele melhorou, minha disposição e imunidade também, desinchei muuuito (na praia eu estava me sentindo com uns 10kg a mais), e tenho certeza que com o tempo, a lista de benefícios só vai aumentar!

BISOUS

(Fontes inspiradoras: Blog Chata de Galocha, Blog E aí, Beleza?, Site Cyberdiet)

Nenhum comentário: